segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Voto Consciente - Eleições 2012


Voto Consciente - Eleições 2012


 




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou no dia 6 de setembro uma campanha pelo voto consciente na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a presença da ministra-presidente da Corte,Cármen Lúcia.

A campanha foi feita em parceria com o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte. Também foram produzidas cartilhas com orientações para o voto consciente e pelo voto limpo.

“A CNBB sempre se preocupou com o voto consciente. Queremos somar à bela campanha que o TSE está fazendo”, afirmou o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. “Votem ficha limpa. Este é um momento muito importante para consolidar a lei, colocar na prática.”





Campanha “Voto Consciente” – Eleições 2012

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Secretariado Geral

Brasília, 06 de setembro de 2012

SG – C – nº 0829/12

Caro irmão no Episcopado,

Paz e Bem!

A CNBB lança hoje, dia 6 de setembro, a Campanha “Voto Consciente – Eleições 2012″, nascida um convite feito à CNBB pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para se somar à sua Campanha “Voto limpo”, já em veiculação em rede nacional. por esta razão, o ato de lançamento da Campanha será no próprio TSE.

Recorda-nos o papa Bento XVI que “a igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Não pode nem deve colocar-se no lugar do Estado. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça. Deve inserir-se nela pela via da argumentação racional e deve despertar as forças espirituais, sem as quais a justiça, que sempre requer renúncias também, não poderá afirmar-se nem prosperar” (Deus caritas est, 28)

Ao propor esta Campanha, a CNBB confirma sua tradição de sempre contribuir para a conscientização política e cidadã do povo brasileiro. Ela o faz consciente de que “a Igreja não pode ignorar a política, não apenas enquanto instrumento necessário de organização da vida social, mas, sobretudo, enquanto expressão de opção e valores que definem os destinos do povo e a concepção do homem” (Doc. 40, n. 185)

Venho, pois, solicitar ao caro irmão a ampla divulgação desta Campanha em sua diocese, paróquias e comunidades, sem prejuízo a nenhuma atividade ou iniciativa que já estejam realizando.

A Campanha tem a parceria do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte. É muito simples e consta das seguintes peças:

1) Vídeos com média de seis (6) minutos cada um. Tratam de temas variados como participação popular; função de prefeito e vereadores; ética e política; políticas públicas etc.;

2) Spot para rádios com mensagens curtas e diretas sobre o voto consciente;

3) Folhetos com indicação de cinco modos para que o voto consciente ajude a construir cidadania;

4) Mensagem da 50º Assembleia Geral da CNBB sobre eleições.

Todo material estará disponível e pronto para download no site da CNBB a partir d0o lançamento da Campanha. Solicitei a TVs e Rádios de inspiração católica que também entrem na Campanha. Estou confiante de que, a exemplo de outras Campanhas da CNBB, também esta será exitosa e dela colheremos muitos frutos para democracia brasileira.

Agradeço desde já sua acolhida ao nosso pedido. A comunhão que sempre nos une torne mais forte nossa eclesialidade em prol do Reino de Deus.

Fraternalmente,

Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

FONTE: ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário